Post Page Advertisement [Top]


Hoje te convido a tirar um tempo para ler o texto de João 4 do versículo 1 ao 42. Nesse texto nós podemos encontrar Cinco Características de Cristo numa conversa com a mulher samaritana. Características essa que nós como filhos de Deus também precisamos ter. Então vamos lá.

"Era-lhe necessário passar por Samaria..."
Muitos já sabem que Judeus e Samaritanos não se davam bem, e por mais que passar por Samaria fosse o caminho mais curto até a Galileia, a maioria dos Judeus, senão todos, davam a volta pela cidade para não precisar entrar. Mas Jesus quebra o protocolo e decidi se tornar acessível a todos. E aqui está a primeira característica. Cristo se fazia acessível, Ele viabilizou seu encontro com uma pecadora sexual na beira de um posso.

"Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido..."
A segunda característica vemos aqui, Jesus é realista ele dá a mulher samaritana a possibilidade de ser sincera ao pedir que trouxesse seu marido. Ele a possibilita confessar suas fraquezas.

"Bem disseste, não tenho marido..."
Cristo é encorajador, após a mulher confessar sua fraqueza, Ele não julga e nem a condena, Ele a encoraja elogiando o fato dela ter sido sincera e ter confessado. Ele resgata o bem mesmo quando só se vê o mal.

"Porque cinco maridos já tiveste..."
Ao mesmo tempo Cristo é confrontador, diante do pecado Ele confronta mulher com a verdade, mostrando que não se pode relativizar a fé, mostrando-se apegado a palavra completa de Deus, Ele denuncia os pecados cometidos pela mulher samaritana.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou, eu que falo contigo"
Aqui Jesus revela para nós um senso ético maravilhoso, depois de tudo, não há condenação, não há julgamento, há uma oferta através do reconhecimento de quem Cristo é. Ele anuncia a verdade amorosamente, e no fim, respeita a decisão e a escolha da mulher samaritana. E então deparando-se com a verdade ela Crer no Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é extremamente importante, Comente!