Post Page Advertisement [Top]


    Texto: " Ali entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? " 1 Reis 19:9

-Introdução:

   Elias já se encontrava cansado, a perseguição que sofria de Jezabel era tão árdua que o Profeta de Deus temeu, isso mesmo, o homem que tinha a unção de Deus, temeu e por medo de ser morto por Jezabel, Elias fugiu para o deserto para salvar sua própria vida, mas já que ele era homem de Deus, ele não confiou que Deus o livraria e preferiu fugir por quê? Fugir e se esconder é melhor que confiar?
   Muitas das vezes nós nos tornamos pessoas parecidas com Elias, preferimos ir pra uma caverna se esconder, e detalhe, vamos de mala e cuia com o intuito de ficarmos lá por um bom tempo, apenas com o desejo de se esconder de tudo e de todos. É verdade que no mundo temos aflições e que de brinde ainda vem o esgotamento físico e mental, o cansaço diário, o leão que matamos a cada dia exige muito esforço de nós, o desânimo surge como um peso impressionante, as adversidades parecem ser fortes demais para nossas pequenas forças.
    O mais impressionante nessa passagem da Bíblia, é que mesmo Elias estando com medo, cansado e com muito pesar em seu coração, o alimento que vinha de Deus não lhe faltou, pois um anjo lhe trazia alimento e dizia para comer pois longo seria o seu caminho, da mesma forma, acontece conosco, em vários dias das nossas semanas, nos empanhamos em irmos para a casa de Deus receber o alimento que vem dos céus, ( sua palavra ) mas mesmo assim ainda nos encontramos no caminho da caverna com o intenso desejo de nos escondermos do mundo, mas se nós nos dedicamos tanto em irmos para essas reuniões, por que ainda somos tão temerosos, e passamos por tantas lutas que nos causam esgotamento?        Simplesmente abrimos mão de tudo e de todos, nos esquecemos de todas a vezes que o senhor esteve conosco, não que Ele não esteja agora, mas deixamos para trás todas as experiências vividas com Ele por causa do nosso medo, e assim como Elias, nós pedimos a morte, que quadro triste é esse.
     Elias queria mesmo ir para aquela caverna, mas você já pensou? Uma caverna não é um lugar confortável, as cavernas são lugares escuros, frios e perigosos, mas para Elias, foi aquele lugar que encontrou para se esconder de tudo que lhe poderia acontecer. Mas para quem está numa situação como a de Elias, o que mais importa e se sentir protegido e guardado, o lugar é que menos importa.
    Mas essa não é a solução. Pode ser a solução temporária, mas não a definitiva, se esconder jamais seria uma solução definitiva para o caso, e mais uma vez o cuidado de Deus vem sobre Elias, e perguntou: " O que faz aqui, Elias?", você concorda comigo que Deus já sabia o motivo dele estar ali? Deus quis dizer que ali não era o lugar que ele deveria estar, que viver ali não iria resolver os seus problemas, jamais resolveria, se ocultar não seria melhor forma de solução para o Profeta de Deus, hoje Deus te faz a mesma pergunta:  O que faz ai? Esse não é o seu lugar e não é isso e nem é assim que você vai achar solução para ti. Depois de vencermos o medo, sairmos da caverna e nos encontrarmos com Deus, nós voltaremos pelo mesmo caminho. Caminho antes que foi de vergonha, de desespero, de fuga, de desejo de morte, agora será o caminho da exaltação, da alegria, da vitória. Deus nunca te desamparou e nunca vai te desamparar, Ele cuida de você. E Ele quer que você vença o medo, saia da caverna e se apresente na Sua presença.
    E depois das desculpas e das queixas de Elias, Deus disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Que maravilhoso isso, Deus disse para Elias sair daquela caverna, e é isso o que Deus está dizendo para você: Saia desse lugar que você se encontra.
   Mas o que me chama atenção é que Deus não apenas disse para Elias sair da caverna, e Ele não disse para Elias ir simplesmente para casa, mas quando Deus disse para Elias sair da caverna, era para se colocar na Sua presença.  A presença de Deus é o melhor lugar para se estar, é na presença de Deus que encontraremos o que precisamos, é na presença de Deus que os nossos problemas serão resolvidos.
  Na presença de Deus encontramos abrigo. Como diz em Sl 31:20: “No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras”.
   
 - Conclusão:

   É verdade que todos nós temos momentos onde queremos "sair de cena" e nos ocultarmos, isso não é um problema, pois todos nós temos esse momento, mas o que não devemos fazer, é permitirmos que a caverna se torne nossa morada eterna, Deus te convida a sair da caverna e deixar todas as suas aflições, frustrações e medos com Ele, pois não é a caverna e sim Ele quem pode dar solução para todos os seus questionamentos diários.
   A palavra do Senhor diz que Jesus levou sobre todas as nossas dores, deixe Jesus resolver tudo para ti, saia da caverna e se apresente para Deus.
   Não faça da caverna sua morada, Deus o abençoe!
                                                                                                    - Daniel Freire

Um comentário:

Sua opinião é extremamente importante, Comente!