Post Page Advertisement [Top]


A primeira epístola de Pedro capítulo 3, deixa claro a respeito da importância da pureza em uma mulher, pois agrada muito a Deus e nos faz um grande bem, assim como outras passagens bíblicas também deixam claro a respeito desta importância em um seguidor de Cristo em geral, seja homem, mulher, jovem ou idoso (1 Tessalonicenses 3:13, Efesios 4:24, 2 Corintios 7:1 1, Timóteo 4:12).
Convido a você para que juntas e durante algumas semanas, estudemos claramente sobre a pureza feminina e a busquemos ainda mais. Comentários e depoimentos de experiências serão bem vindos e ajudarão muito! Vamos conhecer alguns tabus e verdades a respeito e compreender melhor sua importância em nossos dias. Ela não saiu de moda, e não é coisa para caretas.

Vamos iniciar? Pegue sua Bíblia e até um caderninho se desejar, o importante é que compreenda verdadeiramente seu significado e o encare com sinceridade!
  
A pureza espiritual e carnal é crucial para a comunhão com Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) que é moralmente puro em caráter e superior a todos seres vivos (Êxodo 15:11, Salmos 29:2, Hebreus 12:10).
Também chamada de santidade, ou de vida casta pela Bíblia, ela é essencial, pois sem ela não nos achegamos a Deus (que já sabemos que é puro), e também não é revelado o melhor que há dentro de nós.
Ninguém nasceu para uma vida impura, ninguém foi feito para a lama (mas para a glória do Eterno Deus: Efésios 1:12).
A impureza (seu antônimo) não é algo formado por Deus para possuirmos e o interessante é que “há uma sorte de impureza” Efésios 5 verso 3 afirma, o que nos dá a entender que ela não é única, mas é vasta, formada por várias coisas. Sendo assim, são vários atos e sentimentos que a compõem, denominados de impuros. Por mais atraentes que sejam ou satisfatórios quando cometidos ou sentidos, não são feitos para nós. A impureza foi introduzida no mundo após o ser humano ter o conhecimento do bem e do mal. Somente Deus pode conhecer a existencia do mal e não se corromper com ele, exatamente por isso desejava privar o homem disso. Pois, por sermos parte espírito (o sopro do Eterno) e parte carne (matéria) nos sentiríamos atraídos pelo mal, sob influência da serpente, e até hoje o diabo tem feito isso. A culpa por completo não é unicamente dele, mas uma boa parcela, já que provém dele a influência em nossos ouvidos para cometer o que não é moralmente bom (Romanos 8:20). Mas a decisão final sempre será nossa pelo livre arbítrio, o qual temos.

Primeiros passos para seguir a Pureza:
Este ditado: “somos todos filhos de Deus”, não é verdadeiro. Todo ser humano é criatura de Deus (criado por Ele), mas a adoção de filho vem através do ato de aceitar a Jesus como o único e suficiente salvador, e seguir Seus ensinos. Isto é crucial para uma moça buscar a pureza e libertar-se (Romanos 8:20-23). Este ato reconhece o quão falha ela é e como precisa de um Salvador mais forte que o mal que a assola, entregando sua frágil vida aos cuidados de Jesus e fazendo uso de seu livre arbítrio. Dessa maneira Cristo, passa a ser convidado em seu coração, mente e vida. Mesmo tendo o direito de te-las e sendo O dono legal delas, Ele deseja que ela as entregue a Ele de forma voluntária, como em uma amizade.  
Assim se torna uma filha! E se recebe honras de filha...

A graça.
Um dom que não apenas salva e perdoa os erros passados, como também capacita e dá forças extraordinárias para vencer o desejo pela imoralidade. Não existe ainda uma vida sem tentações e pura estabilidade, sem nenhum ataque maligno e Deus não nos privará de todos eles... ainda não! O segredo não é ser poupado de tudo, mas resistir a tudo (2 Coríntios 12:9).
Muitas moças ao se tornarem cristãs imaginam de uma forma imatura, a idéia do desaparecimento de todos os seus problemas. A guerra existe e todos tem de luta-la. A diferença se faz entre os que lutam com Jesus como amigo e os que lutam sozinhos... sem forças... sem promessas, sem esperanças.
Ao aceitar a Jesus se troca os fardos. Seu inimigo passa a ser o dEle e sua meta passa a ser seguir a Jesus e viver as Escrituras, tentando com todas as forças fazer isto. Assim, quase que sem perceber, o cruel mal que lhe assola é derrotado e tantos outros passam a não lhe causar tantos danos como antes, tudo enquanto a Graça deixam seus ombros mais fortes.
O mundo está repleto de mulheres e homens que viveram momentos inacreditáveis com posturas admiráveis como os exemplos vivos de Catharina Root, Martinho Lutero, o Apóstolo Paulo e tantos outros anônimos ou influentes em hospitais, praças ou em suas casas pelo mundo. Esta força não é vinda do ser humano. Mas é a Graça de Cristo, a qual eles mesmo confessam com seus lábios ser o seu sustento. Ela é real. Tão real quanto o Espírito.

O Espírito Santo.
Ele não é apenas uma força. Não é algo, mas alguém, real e quase inacreditável de tão bela e maravilhosa presença que possui. Ele está com todos que aceitam a Cristo, seguem Seus ensinos que pregam uma boa conduta, e recebem a graça. Não só nos consola como um amigo, mas também vive como nossa consciência, pulsando em nosso coração e nos alertando a cada passo que damos. Inclusive fazendo justamente ao contrário do diabo – nos inclinando para o bem e para a moral. Ele nos mostra que somos formadas para a pureza e sempre luta para que sigamos ela. Ele intercede por nós, recolhendo nossas orações sem jeito, valorizando nossas lágrimas ou confortando nossos corações com sua paz em maio a horas de tormenta. (Romanos 8:26, Romanos 8:27, João 14:26)
É exatamente por isso que é crucial aceitar a Cristo para ter uma vida moralmente pura. A graça e o Espírito só podem vir após o primeiro passo ser dado e a porta de nossos aflitos corações e confusas mentes serem abertas para o Eterno, e para viver algo maior que nós mesmas.

No próximo sábado iremos ver a atuação da pureza na vida de uma moça solteira e sua existência em outras áreas de nossas vidas, e não só na carne, já que, já vimos hoje aqui seu significado, sua importância, seu antônimo e os primeiros passos para segui-la. Pois, vale muito apena lutar por ela.
Até lá!

2 comentários:

  1. Any! Que texto excelente! Que o bom Deus continue te abençoando ricamente! <3

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!!!!
    Obrigada Any, p/deixar-se ser usada p/Deus e nos abençoar c/essa msg maravilhosa!!!!
    Q Deus continue te concedendo sabedoria p/abençoar mais vidas!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é extremamente importante, Comente!