Post Page Advertisement [Top]


Você comemora o Natal? Veste Branco na Virada? É um “crentelho”? O texto de hoje não tem como objetivo formar opinião, muito menos trazer respostas, mas estimular a reflexão ou não, como diria Caetano Veloso. Primeiro um esclarecimento: "crentelho" é um apelido dado aos crentes tidos como chatos, que reclamam e criticam de tudo ou se acham mais crentes que todo mundo. Ouvi pela primeira vez por um youtuber evangélico, o Franklin Medrado do canal Tipo Assim. No último final de semana foi comemorado por muitos o Natal, no próximo será o Réveillon, períodos em que o “povo de Deus” fica cheio de dúvidas ou se revela "crentelho"!

Tem muitas igrejas que proíbem seus membros. Não podem enfeitar a casa, colocar árvore de natal?! É inferno sem escala! Comer as “iguarias do rei”, como diz minha mãe, nem pensar! Deixe pra saborear seu chester, peru, panetone e afins em outro momento e olhe lá. Tem gente até que evita ir aos shoppings para não admirar as belas decorações natalinas. Existem várias teorias, algumas até que se tenta colocar nas letras da bíblia, associando o Natal como adoração para demônios.

Porém outros evangélicos, mesmo reconhecendo que 25 de Dezembro não foi o dia do Nascimento de Jesus, seguem o senso comum e utilizam o pretexto para lembrar Sua chegada ao mundo. Nas igrejas as famosas peças “teatrais”, cultos especiais com participação de Corais. Em casa a anual reunião familiar para trocar presentes e saborear as iguarias da época.

Há poucos dias chegou a mim um vídeo onde uma pregadora, durante culto em uma Igreja Batista da Lagoinha, começa a se defender por comemorar o Natal. Ciente das criticas que receberia, inicia dizendo: “Sem querer escandalizar as irmãs...”. E ironiza ao citar a fala de uma possível "crentelha": “Misericórdia! Você comemora o natal?! Sangue de Jesus tem poder”! A pregadora então começa a lançar o veneno gospel contra os críticos: “eu acho engraçado que os mesmos que criticam a irmã que põe uma árvore de natal, se veste de branco e vai comemorar o réveillon...rsrsrs”. De forma menos irônica ela segue argumentando:
- “Desde que meus filhos nasceram eu digo para eles que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro (...) mas, como não se sabe precisar qual é a data, é nesta que vamos parar tudo e homenageá-lo, agradecendo a Deus pelo melhor presente que a humanidade ganhou, JESUS!”.

- “Sabe por que se enfeita o Pinheiro? Porque é a única árvore que fica verdinha no mais rigoroso inverno. Igual a vida do verdadeiro cristão, que no mais rigoroso e carbonizante deserto permanece verdejante e firme no Senhor (...) e sabe as luzes que enfeitam a árvore? É porque Deus disse: vós sois a luz do mundo, ou seja, brilhando na escuridão como uma árvore de Natal”.

E sobre o Réveillon ainda alerta:
- “Em um dia 31 de dezembro fui para igreja de preto e um irmão se escandalizou. MAS VOCÊ DE PRETO HOJE! Ao que respondi: meu filho eu não preciso me vestir de branco pra ter sorte, Jesus é o meu Pastor e nada me faltará, e é ele quem determina a minha sorte. Ah!!! Me torra a paciência crente coando mosquito e engolindo camelo”. Rsrsrs

Então é isso! E Encerro como iniciei, deixando outro questionamento. Crente pode jogar na Mega da Virada?! Rsrsrs Deixe abaixo o seu comentário justificando a resposta!

Espero que tenham passado um Feliz Natal, homenageando aquele que realmente veio para ser lâmpada para os nossos caminhos, e um 2018 aos pés daquele que Veio, Foi, Voltou, Foi novamente e Voltará mais uma vez para nos salvar!!

Edinei Dantas é servo do Senhor e Jornalista.
Instagram - @edineidantasjornalisando

Facebook – Edinei Dantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é extremamente importante, Comente!